20180723

RESENHA - 3.000 Questões Comentadas CESPE

Livros grandes com várias questões comentadas são sempre tentadores. Lembro-me de uma resenha feita por mim sobre um livro enorme de 11 mil questões. De modo geral, livros extensos demais costumam prometer (e oferecer) mais do que poderemos consumir. Além disso, muitos deles oferecem mais matérias do que necessitamos. Não foi este o caso do livro "3.000 Questões Comentadas CESPE", produzido pelo Alfa Concursos.

Gostei da capa e do leiaute do livro. As cores foram bem escolhidas, o espaçamento e o tamanho da letra estavam muito bons. Cada questão recebia uma classificação de dificuldade que era indicada ao lado do enunciado por um símbolo discreto. Ponto positivo pela organização e clareza da apresentação do conteúdo.

Apesar da quantidade de questões, todas as matérias oferecidas no livro eram úteis para concursos de nível médio em geral. A seleção das matérias torna a obra potencialmente útil para mais de um concurso alvo.

Os comentários, em geral, eram curtos e diretos. Tive dificuldade em entender alguns deles, em alguns casos eu não concordei com o comentário ou achei que a explicação fugia do conteúdo da questão, mas foram casos pontuais. De modo geral os comentários estavam corretos e suficientes para entender a questão.

O livro também continha exercícios "dissertativos" de revisão, do tipo de "completar lacunas". Apesar da ideia ser boa, havia pouca informação sobre como realizar o exercício e tive dificuldade em responder. Também não havia um gabarito indicando as respostas certas da parte dissertativa.

Sobre o preço, considerando que apostilas digitais de baixa qualidade podem custar um preço semelhante, não acho tão caro. É um material útil que certamente poderei utilizar no futuro.

Conclusão

Vantagens

  • Boa seleção de matérias
  • Muitas questões comentadas
  • Boa diagramação e visual

Desvantagens

  • Alguns comentários mal elaborados (incompletos)
  • Questões de "completar lacunas" mal formuladas e sem gabarito
  • Livro grande e pesado

Espero que tenha aproveitado este artigo. Se tiver gostado, lembre-se de inscrever-se na lista de emails para receber atualizações!