20180129

GranCursos Online é bom?

GranCursos Online é bom?

No segundo semestre de 2017 eu estava focado e estudando para a Câmara Legislativa do DF. Havia comprado a turma de Elite do Ponto e dois livros de questão comentada. Com a suspensão da CLDF, acabei me inscrevendo na prova do TCE-SP de última hora...

No dia do servidor público o Grancursos Online lançou uma promoção relâmpago para assinatura ilimitada. Como os materiais do Ponto e do Estratégia estavam muito caros para uma empreitada de última hora, acabei optando pela Assinatura ilimitada do Grancursos Online. Eu tinha em mente que poderia estudar para o TCE-SP e, ainda, aproveitar a compra para outros concursos que eu pretendia fazer. Compensou bastante.

A primeira coisa que notei foi o design da página: achei pouco intuitivo, difícil de entender. O produto de assinatura ilimitada possui um botão específico no menu inicial, que ao ser clicado nos leva para uma página com acesso a todos os cursos. Como eu havia comprado somente a assinatura ilimitada, os outros botões do menun inicial não funcionavam... apesar de parecer óbvio agora, eu demorei um pouco para entender isto.

Na barra lateral esquerda do site há um menu que oferece diversas ferramentas de organização e controle de estudos, o que parecia muito útil para registrar quais vídeos haviam sido vistos e acompanhar o desempenho no curso. No entanto, não consegui utilizar estas ferramentas, talvez por não estarem disponíveis ou por uma dificuldade minha de entendeê-las... ou seja, não consegui aproveitar as ferramentas de controle de estudos oferecidas pelo site. Como eu estava estudando para dois concursos diferentes, teria sido uma ótima ferramenta. Vale apontar, contudo, que conforme fui assistindo às aulas, o site mesmo registrava um "visto" ao lado do título do vídeo numa lista, indicando que aquela aula havia sido vista. Isto ajudou bastante.

O material era predominantemente em videoaulas, diferente do Ponto e Estratégia, que oferecem a parte principal do curso em PDF. As videoaulas do Grancursos Online não podem ser baixadas para seu computador, tendo de ser assistidas no site. Há, contudo, a possibilidade de se baixar as aulas pelo Aplicativo de de celular e assistir as aulas OffLine. O site também disponibiliza aulas em PDF, que podem ser baixadas para seu computador. De maneira geral eu gostei dos PDFs disponibilizados para o TCE-SP. A parte de AFO e Execução Orçamentária estava bem resumida e organizada, com destaque para o design e leiaute do produto. Por ser resumido, no entanto, poderia ficar difícil para quem nunca viu a matéria, mas para estudantes iniciantes eu recomendaria as videoaulas mesmo.

Sobre a qualidade dos vídeos, achei que a imagem poderia se melhor. Em algumas aulas (AFO por exemplo) a imagem da "lousa" digital ficava distorcida e tremida quando eu maximizava a janela. Uma vantagem é a possibilidade de se baixar o áudio da videoaula para seu computador e poder ouvir onde preferir. Outra ferramenta bacana permite fazer anotações sobre a aula e registrar rapidamente de modo fácil e intuitivo. As anotações podem ser baixadas depois em PDF.

Um ponto extremamente negativo é que muitas das aulas previstas no cronograma do site ainda não estavam disponíveis quando faltavam somente duas semanas para a prova. Alguns dos cursos foram disponibilizados faltando poucos dias para a data do exame.

Dentre os professores, gostei muito das videoaulas do professor de Direito Constitucional (Aragonê Fernandes) e do professor de Informática (Jefferson Bogo). Tornaram-se meus novos preferidos. Não gostei das aulas focadas em lei seca. Tive a impressão de que as aulas voltadas para uma lei específica eram "pouco trabalhadas", parecendo uma leitura atenta pelo professor diante da câmera. Confesso que não gosto muito deste tipo de aula, mas conheço gente que gosta.

Em resumo, acredito que o custo benefício da assinatura ilimitada é bastante alto, em especial para quem não está totalmente focado em um único edital. O estudante pode acessar cursos completos para editais diferentes sem ter de comprar novos pacotes, que custam em torno de R$1.000 nos sites de concursos mais famosos. O concurseiro, contudo, precisa ficar atento ao cronograma e ao edital por conta própria, pois as aulas específicas publicadas pelo curso online foram liberadas em data muito próxima do dia da prova.

Pontos Positivos

  • Bons professores;
  • Abundância de materiais;
  • Possibilidade de se baixar os áudios das videoaulas;
  • Possibilidade de baixar as aulas pelo aplicativo e assistir Offline
  • Alto custo benefício (preço relativamente baixo para acesso ilimitado a diversos materiais);

Pontos Negativos

  • Qualidade da imagem dos vídeos não é muito boa;
  • Não consegui utilizar as ferramentas de controle de estudo
  • Publicaram as aulas específicas muito em cima do dia da prova e não cumpriram o cronograma;
  • Algumas aulas de Leis Específicas foram praticamente uma leitura da lei diante da câmera, sem muito desenvolvimento
  • A disposição das aulas do Pacote TCE-SP indicavam que haviam sido somente transpostas de outros materiais, sem o trabalho de renumerar e renomear o título dos vídeos