20170526

Compensa comprar a Turma de Elite do Ponto dos Concursos?

Após terminar o curso da Turma de Elite do Ponto dos Concursos, voltada para a preparação para o concurso de Assistente Administrativo da Cãmara dos Deputados, fiquei com a sensação de ter sido uma boa aquisição, com ótimo custo benefício.

O coordenador Igor tem uma proposta muito inteligente e bem elaborada. Ele prepara para os alunos uma sequência estruturada de textos, resumos e questões comentadas, com metas diárias enviadas por email para os alunos. Tanto os conteúdos a serem estudados como o tipo de tarefa (leitura, revisão, esquema, questões etc.) são previamente definidos pelo coordenador. A proposta é que o aluno somente execute, sem ter o trabalho de planejar mais nada.

A metodologia

Logo no início fiquei um pouco confuso com os códigos das metas e cometi alguns erros. Depois da primeira semana, consegui compreender melhor a metodologia. Cada "aula" é dividida em quatro partes: teoria em tópicos, questões comentadas, lei seca e mapas mentais. Ao contrário do que um concurseiro afobado faria (como eu fiz) a proposta é passar pela "aula" de maneira cadenciada, intercalando leitura de teoria, resolução de questões e revisão em mapas mentais e lei seca. Gostei muito do método e recomendo para quem tem dificuldade em se organizar nos estudos. As metas definem aquilo que você deve fazer no dia, como leitura, resolução de questões e revisão da matéria. Uma das grandes vantagens é que o sistema já programa para você em quanto tempo você vai revisar um assunto, tarefa que considero bastante complicada de cumprir por conta própria.

O Fórum de dúvidas

Achei o fórum de dúvidas bastante movimentado e utilizado pelos estudantes. Em média eu era respondido em dois dias, mas algumas questões demoraram muito mais e outras nem sequer foram respondidas. Não acho que isto seja um fator muito grave, pois eu poderia ter insistido na pergunta, a enviando novamente, mas como descobri a resposta pesquisando sozinho preferi deixar para lá. Aliás, uma coisa que eu não gosto muito é a organização destes fóruns de cursos online, que coloca todas as questões uma embaixo da outra por ordem cronológica, sem possibilidade de fazer buscas.

As críticas

É claro que nenhum produto é perfeito e este curso também tem seus defeitos. Os defeitos que apontarei não são necessariamente decorrência da capacidade dos profissionais envolvidos, pois podem decorrer simplesmente de uma característica da matéria, da metodologia aplicada etc.

A parte teórica de administração, a meu ver, ficou bastante confusa. Não é a primeira vez que estudo esta matéria e achei o texto muito denso, com excesso de informação, sem muita coerência entre os parágrafos. Houve uma preocupação em trazer muitas informações, de diversas fontes, porém não havia explicação e interligação entre os conceitos trazidos. Para quem já dominasse os temas, talvez ficasse mais fácil, mas para mim ficou muito confuso;

Sobre a matéria de Raciocínio Lógico, uma coisa que me incomodou foi a utilização de videoaulas para o comentário das questões. Em alguns casos considero proveitoso, mas achei que foi um exagero obrigar o aluno a ver um vídeo inteiro quando, em muitas das vezes, havia apenas uma ou outra dúvida em questões pontuais.

Regimento Interno e Informática

As matérias de Regimento Interno e Informática merecem elogios. Na minha opinião a parte teórica e os mapas mentais ficaram sensacionais. Mapas mentais são complicados porque depois um tempo sem ver a matéria o mapa fica cada vez mais difícil de ser entendido. No entanto, os mapas de informática e regimento interno faziam sentido mesmo quando eu me lembrava pouco da matéria.

Sobre o aproveitamento

Eu não cumpri as metas no tempo previsto pelo curso. Na verdade eu achei até bastante puxado fazer tudo no tempo proposto, mas é plenamente possível se o estudante for organizado e disciplinado. Se eu tivesse o dia todo para estudar, tenho certeza que seria uma excelente aquisição para turbinar os estudos.

Boa parte das matérias abordadas no curso eu já havia estudado por meio de livros e outros cursos. Desta maneira, a teoria em tópicos no meu caso era suficiente para me recordar. Quando eu sentia que precisava de uma revisão, eu recorria aos materiais que eu já possuía, e não à teoria do próprio curso. A parte teórica da Turma de Elite parece mais um resumo do que uma aula teórica. Por esta razão, acredito que se você nunca viu as matérias abordadas, será melhor estudá-las por um material mais completo, pois este curso em especial é mais indicado para revisão e resolução de questões.

Conclusão

De modo geral, achei o processo muito proveitoso e o curso me ajudou a estudar mais e melhor. O coordenador envia diariamente um email com uma mensagem motivacional e uma dica de concentração. Alguns textos trouxeram dicas muito interessantes e proveitosas, que consegui aplicar nos meus estudos.



Pontos Positivos
  • A proposta didática é muito boa e efetiva;
  • O coordenador tem uma proposta inovadora com grande potencial de sucesso;
  • As tarefas diárias foram muito bem pensadas e podem ser facilmente executadas se o estudante tiver disciplina e organização;
  • Excelente para uma revisão de matérias que já tenham sido estudadas;

Pontos Negativos
  • A parte teórica é extremamente resumida.
  • Alguns temas são abordados de maneira tão sucinta que fica quase impossível entender se você não tiver tido contato com a matéria anteriormente.
  • Não é indicado para quem está aprendendo o conteúdo pela primeira vez.
  • O custo é bastante alto para um material "voltado para revisão".

Nota Final:



Gostou da resenha? Então clique no like!

Acesse o site do Ponto dos Concursos utilizando um cupom de 10%!

Banner 468x60