20170221

Por que você deve ter uma Rotina Matinal

A técnica da "rotina matinal" defende a consolidação de uma manhã produtiva na sua rotina diária. Algo parecido é dito pelo autor Anthony Robins, quando defende o uso dos rituais para se incorporar um hábito saudável no dia a dia. O hábito colabora na redução do esforço para a execução de um comportamento desejado.

A técnica consiste, basicamente, em desenvolver uma roteiro de atividades pré formatado para todas as suas manhãs, de modo que uma série de comportamentos e sensações fiquem encadeados. Uma ação leva a uma sensação, que por sua vez leva ao desejo ou necessidade de outra ação, até culminar na atividade almejada: os estudos. Às vezes ficamos procrastinando, esperando vir a vontade de estudar, como se esperássemos uma inspiração divina. Esta técnica visa eliminar esta procrastinação. Cria-se um caminho que leva sistematicamente à sensação almejada.

Como fazer?

Para montar uma rotina matinal, é preciso primeiro definir um esboço de como será sua manhã. Responda às seguintes perguntas:

  • Quanto tempo você terá?
  • O que pretende fazer?
  • Quantas horas pretende estudar?
  • etc

Feito isto, liste algumas coisas que você precisa, quer e/ou costuma fazer pelas manhãs. Pode ser tomar um banho, lavar o rosto, tomar café, fazer exercícios físicos, ouvir música, assitir ao jornal etc. Ao definir sua rotina, seja o mais específico possível, pense no tempo que vai levar e em como pretende se sentir. Uma dica legal é colocar algo prazeroso no início da sua manhã, de modo que você acorde um pouco mais animado e com vontade de levantar.

Planeje antecipadamente e detalhadamente como organizará e executará o estudo. Por exemplo:

  • será leitura, videoaulas ou resolução de questões?
  • quais matérias?
  • será revisão?
  • etc.

Tenha em mente que, quanto mais detalhado for seu planejamento, menos terá que decidir no momento da execução e mais fácil será seguir o seu plano.

A regra dos 5 segundos

Mel Robbins, em uma apresentação no TED Talks, fala da regra dos 5 segundos. Basicamente, ela diz que nós nunca sentiremos naturalmente essa "vontade mágica" de fazer algo chato. Sabe quando sabemos exatamente o que precisamos fazer, mas simplesmente não "estamos afim" de fazer? Bem, é preciso compreender que você nunca estará "afim" de fazer algo chato. Não adianta ficar esperando esta vontade. Como resolver? Com a regra dos 5 segundos: no momento exato em que você se dá conta de que quer e precisa fazer algo que vai te colocar numa situação desconfortável, comece a mover-se imediatamente em direção ao seu objetivo, sem hesitar. Se demorar a tomar atitude, sua mente inventará desculpas e você não começará.

A preguiça

Drauzio Varella, num vídeo bem legal no Youtube, fala sobre a preguiça e a importância de se praticar exercícios físicos. Fala que a vontade de fazer exercício não virá por conta própria. O exercício é contra a natureza humana, nenhum animal deperdiça energia, a natureza do nosso comportamento é descansar. Acho que a mesma lógica pode ser aplicada aos estudos para concurso. A única maneira de se superar a preguiça é enfrentá-la com disciplina militar.

Conclusão

Dizem que acordar pensando que gostaria de continuar na cama é um péssimo início para o seu dia, então foque-se em montar uma manhã que sirva a propósitos positivos e motivadores, que sejam objetivos verdadeiros da sua vida. O objetivo da manhã produtiva é desenvolver-se e acrescentar mais conhecimento à sua jornada como concurseiro - ela nunca será um desperdício de tempo. Por outro lado, se você associa seu estudo a um concurso específico, pode ficar com medo de não passar ou, pior, pensar que, caso não seja aprovado, aquela manhã foi um desperdício ou perda de tempo. Fique atento a esta diferença sutil, porém perigosa. As manhãs são parte integrante e crucial da sua vida, não veja-as como algo que está sendo perdido, mas sim como algo que sempre agrega. Isto pode fazer toda a diferença na percepção que você terá dos seus dias.

Uma manhã produtiva torna o resto do dia muito mais prazeroso: comece o dia com o mais importante e o restante ficará mais fácil.

Gostou? Então compartilha!




Imagem baixada em PixaBay-Alexa_Fotos