20170214

Resenha do livro de Direito Constitucional Esquematizado do Pedro Lenza

Direito Constitucional Esquematizado
Livro de Direito Constitucional voltado para concursos públicos
Autor: Pedro Lenza
Editora Saraiva
18ª Edição
ISBN: 978-85-02-21454-5
Avaliação:

Eu fiquei sabendo sobre este livro no Fórum Concurseiros, em que vários usuários citavam este autor como referência. Na época minha escolha foi comprar o livro Direito Constitucional Descomplicado, do Marcelo Alexandrino e Vicente Paulo.

Depois de aprovado num concurso e com a intenção de continuar meu ritmo de estudos, decidi comprar um livro novo para rever a matéria de Direito Constitucional. Optei por comprar este livro do Pedro Lenza.

A primeira coisa que percebi foi a linguagem mais densa e complexa que o autor utiliza na obra. Como não era a primeira vez que via aquela matéria, a abordagem deu certo e consegui entender tudo o que era tratado. Havia, porém, menções a conceitos e termos que um estudante iniciante no assunto provavelmente não conheceria. O início do livro apresenta uma visão geral do estudo da Constituição, sem preocupar-se com a apresentação objetiva literal do texto constitucional. Os primeiros capítulos se referem a conceitos iniciais, história da Constituição, hermenêutica e controle de constitucionalidade. Esta abordagem teórica inicial é muito bem feita, bem explicada e cheia de detalhes. Há menções a curiosidades e assuntos que não caem em prova, o que serve para aprofundar o conhecimento, ampliar a compreensão e tornar a leitura mais interessante. Por outro lado, há quem prefira um material mais objetivamente voltado para resolução de questões.


Vantagens

  • O autor é reconhecido na área;
  • Eu gostei do nível de profundidade do conteúdo e da preocupação em trazer mais conhecimento e visões ditintas ao estudo do Direito Constitucional sem limitar-se ao estritamente cobrado em prova. O autor conseguiu apresentar o tema de maneira mais aprofundada sem tornar o assunto complexo demais para ser compreendido por alguém com pouco conhecimento no assunto. No entanto, isto pode ser visto por alguns como um ponto negativo;

Desvantagens

  • O livro é grande e pesado (difícil de carregar), com folhas finas e uma diagramação visualmente cansativa;
  • Não gostei da seleção de questões ao fim dos capítulos, pois muitas vezes o conteúdo do capítulo não era suficiente para respondê-las. O comentário de algumas respostas eram genéricos e pouco explicativos, como "conteúdo visto no capítulo", sem indicação de onde procurar a informação ou uma breve explicação da resolução.
  • O conteúdo chega a abranger informações pouco cobradas em concursos.
  • O início do livro traz conceitos que podem não ser conhecidos por quem nunca estudou a matéria.

Conclusão: O livro compensa pela parte teórica, com um texto bem escrito, de um autor confiável e uma cobertura inteligente dos temas. Não é um livro complexo demais para ser compreendido por quem não é da área, ao mesmo tempo em que há preocupação em aprofundar-se no conteúdo.