20161111

O Livro de "Processo Legislativo Constitucional" do João Trindade é bom?

Processo Legislativo Constitucional
Livro de Processo legislativo voltado para concursos públicos
Autor: João Trindade
Editora JusPODIVM
2ª Edição
ISBN: 978-85-442-0713-0
Avaliação:

Decidi direcionar meus estudos para concursos do legislativo. Há expectativas otimistas quanto aos editais da Câmara Federal, da Câmara do DF e, no médio prazo, do Senado Federal. Além disso, já perdi minhas esperanças de sair o edital para Auditor Fiscal do Trabalho. A parte que me preocupa mesmo é abandonar os estudos de direito tributário, porque eu tinha esperança de que saísse um edital para Analista Tributário da Receita (o que ainda pode acontecer), mas é preciso escolher!

Nesta loucura de estudar para concursos diferentes, comprei este livro do João Trindade intitulado Processo Legislativo Constitucional. A intenção do autor é aprofundar exatamente sobre o que título do livro fala, sem se perder nos regimentos, focando no processo constitucionalmente previsto, com muita doutrina e jurisprudência. Minha leitura foi despretensiosa, mais voltada para contemplação e aprofundamento da matéria, visando compreender melhor o tema, do que para um estudo concentrado que visa decorar itens e acertar questões (aliás, não há questões no livro). Eu já havia estudado o tema antes, porém em livros de Direito Constitucional mais abrangentes e focados em concursos públicos.

Minha impressão geral foi de satisfação: gostei da aquisição, aproveitei a leitura e aprofundei meus conhecimentos. Não posso dizer com segurança que vou acertar mais questões sobre este assunto, nem posso dizer que o livro é "suficiente para uma boa prova", pois este não era meu objetivo e, me parece, também não era o do autor. Minha leitura foi fluida, os temas relevantes e acredito que o conhecimento adquirido terá utilidade nos exames vindouros.

Um ponto negativo está na editoração e acabamento da obra. Mesmo estando na segunda edição encontrei diversos erros de digitação. Poderiam ter caprichado mais.

O livro é uma boa indicação para aprofundamento e sedimentação da matéria de Processo Legislativo dentro do Direito Constitucional. No entanto, para aqueles que preferem algo mais "concurseiro", o livro não possui resumos, esquemas, questões ou dicas para a prova.


Livraria Cultura - Clique aqui e conheça nossos produtos!