20160412

5 Princípios de Otimização do Tempo

Estudar para concursos é difícil e quem é concurseiro sabe disso. Ganhar tempo para estudar mais e melhor é crucial na empreitada dos concursos. Mesmo sabendo que isto é importante, acabamos esquecendo de priorizar e executar coisas simples e óbvias que podem ajudar muito. Neste artigo eu listei 5 princípios básicos de otimização do tempo para concurseiros.


#1 Economize tempo (e não dinheiro)

Muitas vezes, economizar numa coisa pode dar muito mais prejuízo no longo prazo do que aparenta. Como diz o ditado: "o barato sai caro". Não adianta comprar um curso barato e aprender a matéria errado, tendo investido tempo e energia aprendendo algo que terá de ser revisto. Neste projeto de curto prazo o tempo é fator determinante: precisamos reduzir a quantidade de trabalho e de decisões difíceis, investindo o tempo e energia disponíveis somente para estudar. Mas não adianta ter muito tempo e energia se não tiver foco. Por isso, outro princípio essencial é...

#2 Foco no Resultado

O estudo com foco no resultado está associado com o contexto de pouco tempo e necessidade de aprovação. Idealmente tentamos nos preocupar em compreender a teoria e aplicabilidade do que aprendemos, porém, no que diz respeito aos concursos, o que conta para aprovação é acertar as questões na hora da prova. É marcar a alternativa certa naquela hora específica. Tenha sempre em mente que é preciso acertar as questões para ser aprovado e que este é o objetivo principal dos seus estudos. O foco no resultado ajuda a investir seus recursos naquilo que trouxer maiores retornos, trazendo assim o próximo princípio...

#3 Redução dos desperdícios

Compre os melhores materiais, contrate os melhores profissionais, ganhe tempo e qualidade nos mínimos detalhes. Evite pessoas que criticam seus planos, fuja de noitadas com bebedeira que afetarão a produtividade do dia posterior. Concentre-se no estudo! Para não tornar-se refém da ocasião e acabar desperdiçando tempo e dinheiro, é preciso ter sempre um...

#4 Planejamento

Este é um princípio básico, porém muita gente tem dificuldade em aplicá-lo. Planejar é antecipar-se e estruturar seu próprio futuro, sem ser determinado pelas circunstâncias. O planejamento é vital para reduzir desperdícios e aumentar eficiência da utilização dos recursos. Uma técnica importante para maior aproveitamento dos recursos e produtividade é saber delegar tarefas...

#5 Pincípio da delegação ou terceirização

Uma forma de otimizar seus estudos é "delegar" parte do trabalho de planejamento e organização. Como assim? Quando você compra um pacote completo para um concurso específico, você está "terceirizando" a função de selecionar as matérias mais importantes, de definir quais matérias são prováveis de serem cobradas (no caso de provas sem edital) e de escolher os professores. Além disso, as aulas tem um número já definido de vídeos, de páginas para cada matéria, o nível de profundidade de cada tópico, a quantidade de questões por aula para resolver - tudo pré definido e montado, prontinho para estudar. Ao comprar um pacote fechado, você compra uma parte do seu plano de estudos montado, com todas as matérias que irá estudar, divididas em aulas com duração programada, voltados para um concurso ou banca específico. Fica muito mais fácil se programar assim. Pagar um orientador ou um coach para ajudá-lo a se organizar é, de certa forma, uma maneira de "delegar" a tarefa de pensar em alguns pontos difíceis que você possa ter dificuldades. O IOB Concursos, por exemplo, oferece um serviço de orientação e acompanhamento pedagógico como uma serviço adicional aos seus alunos. Esta também é uma forma de se otimizar os recursos, ao terceiriza a um profissional atarefa de organizar os estudos.

Outra maneira de aplicar este princípio se refere à delegação de tarefas que, mesmo não ligadas aos estudos, consomem tempo e energia do concurseiro. Um exemplo simples é execução das tarefas domésticas como lavar louça ou cozinhar. Estas tarefas podem consumir horas na rotina que poderiam ser usadas para o estudo. Dividir as tarefas com outras pessoas, comprar comida pronta ou contratar uma diarista podem ser formas de se ganhar tempo e estudar mais.




Pensou em alguma coisa que não está na lista? Comente na comunidade do site!