20160308

5 Dicas para Aumentar a Produtividade nos Estudos

Existem diversas técnicas de produtividade para os estudos, havendo inclusive livros inteiros a este respeito. Um concurseiro interessado pode e deve pesquisar ao máximo este assunto, com aintenção de definir sua rotina e o modo como irá se preparar para as provas. Separei neste artigo minhas 5 dicas preferidas de produtividade.

#1 Tenha uma rotina matinal

Imagine uma pessoa que acorda todo dia assustada com o despertador. Cansada, ela se arrasta para o dia, pensando em como preferiria estar dormindo ao invés de ter de acordar. Se ajeita para o trabalho com desgosto e pressa, desejando nunca ter acordado em primeiro lugar...

Agora me diga: como será que esta pessoa se sentirá no restante do dia? Provavelmente este começo de dia afetará o restante dele, não acha? Se iniciamos nosso dia de um jeito ruim, precisaremos de muito esforço para mudar esta trajetória e torná-lo uma experiência agradável e gratificante. Não seria muito melhor se pudéssemos iniciar nosso dia de outro jeito? É isto o que os defensores da rotina matinal afirmam. Uma manhã produtiva e significativa torna o resto do dia muito mais fácil e agradável, afinal, as tarefas mais importantes já foram realizadas logo pela manhã. Além disso, fica mais fácil acordar bem disposto quando sabemos que o dia começará com atividades significativas para nossa vida.

Se deixamos para fazer as coisas obrigatórias e chatas pro começo do dia, provavelmente acordaremos desanimados e tenderemos a procrastinar. Por fim, temos de lembrar que começamos noso dia com bastante energia e ela vai se esgotando conforme ele passa. Ao fim do dia teremos menos energia para realizar as tarefas, que serão realizadas com menos empehno e atenção.


#2 Comece pelo mais importante e use a inércia a seu favor

A inércia funciona tanto para quem está parado quanto para quem está em movimento. Já sentiu que, quando enrolamos para fazer uma coisa, mais difícil fica pra começar? E quando estamos no meio de uma atividade, é desagradável e até irritante ser interrompido no meio para recomeçar em outro momento? Por que não usar isto a nosso favor? Usar a inercia a nosso favor significa sempre dar prioridade ao início dos projetos mais importantes e de longo prazo (assistir aquelas aulas que você sabe que vão ajudar), em detrimento dos urgentes e de menor importância (como ler e responder emails). O urgente não pode ser ignorado, mas tendemos a dar muito mais importância para o urgente que acabamos esquecendo daquilo que é mais importante.


#3 Não Quebre a Corrente

Uma técnica famosa em que se segue o princípio acima foi popularizada pelo comediante Jerry Seinfeld e é conhecida como "Não quebre a corrente". A ideia é montar um calendário grande com todos os dias do ano e fixá-lo em local visível da sua rotina. Para cada dia que você fizer uma tarefa que contribua para seu projeto de longo prazo, faça uma marcação colorida e visível no calendário, de modo que se faça um registro dos dias seguidos em que você se dedicou a este projeto. A regra do jogo é "Não quebrar a corrente", ou seja, garantir que todo dia fará alguma coisa que contribua para suas metas, nem que seja meia hora do dia. Os dias seguidos marcados no calendário formam uma corrente que não deve ser interrompida.


#4 Tenha um Projeto de Longo Prazo, definindo seu objetivo, e um plano de médio e curto prazo, definindo as metas de cada dia

No entanto, para que possamos utilizar estas técnicas e estes princípios, precisamos de um projeto. O projeto precisa de um objetivo claro, que responda as questões certas, mensurável, com prazo certo e com suas fases intermediárias previamente pensadas. Não cometa o erro de acordar cedo empolgado para estudar, sentar na mesa preparado, e dar-se conta de que não sabe por onde começar. É preciso estar preparado para cada manhã, com um projeto de longo prazo em mente e um plano de estudos de aplicação imediata.


#5 Enfrente os obstáculos de frente: não ande para os lados

Após a decisão de que você vai investir neste projeto, tenha em mente que muitos obstáculos virão. Haverá a vontade de desistir, de descansar, de dormir mais. A opção mais fácil sempre estará ali, pronta para acabar com seus sonhos. Lembre-se de enfrentar o cansaço e os medos de frente, olhando o problema nos olhos, encarando-os pronto para derrubá-los. Não adianta fingir que eles não existem, saiba que estão lá, mas opte por continuar em seu caminho e aguentar as dores que virão.


Conclusão

Tendo um projeto de longo prazo, com objetivo bem definido, será mais fácil acordar cedo, pois terá mais motivação. Ter um plano de estudos facilitará a execução diária do projeto. Tendo iniciado, é preciso persistir mesmo quando as coisas estiverem ruins. E quando perceber que está andando para os lados, tome uma atitude, decida de vez o que quer da vida, e tome rumo!



Fonte da Imagem: PixaBay.com