20160223

Livro: 1001 Questões Comentadas de Direito Constitucional - Esaf - Compensa Comprar?

1001 Questões Comentadas de Direito Constitucional - Esaf
Livro de questões comentadas voltado para a preparação para concursos públicos.
Editora: GEN | Ed. Método | Vicente e Marcelo
Date published: 02/22/2016
Edição: 2ª edição
ISBN: 978-85-309-4037-9
Consulte a oferta deste livro na Livraria Cultura!

Estudar por questões comentadas é uma das maneiras mais eficazes de preparar-se para concursos públicos, porém, resolver questões sem gabarito costuma ser uma perda de tempo. Mesmo quando temos um gabarito, às vezes não conseguimos entender o porquê daquela ser a resposta certa (muitas vezes a própria banca seguiu um caminho contrário a tudo que você estudou!). Por isto, questões bem comentadas fazem toda a diferença na hora de estudar.

Quem estuda para concursos eventualmente descobre que que cada banca examinadora tem seu jeito próprio de cobrar uma matéria. As nuances variam, há estilos de questão, interpretações diferentes de teoria, autores favoritos e outros mais. Saber estas nuances conta muito no momento da prova e o único jeito de se preparar adequadamente para este tipo de empecilho é resolvendo muitas questões da banca.

O livro traz as questões em formato de verdadeiro ou falso, ou seja, não há uma pergunta, somente assertivas que devem ser julgadas como corretas ou incorretas. A organização segue a seguinte forma: primeiro temos uma sequência de assertivas, seguida de uma tabela com os gabaritos e, por fim, os comentários de cada questão. Os "blocos" de assertivas/gabarito/comentários são separados por subtemas de cada matéria.

Apesar da minha impressão inicial ter sido muito boa, confesso que acabei não reslvendo todas as questõe dos livro, especialmente dos capítulos finais. A proposta é interessante, mas na prática o formato de resolver questões e consultar o comentário ficou ruim - o comentário fica longe da assertiva, que por sua vez fica longe do gabarito - o comentário escrito logo abaixo do enunciado ficaria mais proveitoso na minha opinião. Pode-se argumentar que a lista de questões sem comentários serve para um simulado - e eu concordo. Porém, acho muito mais proveitoso e prático montar um simulado no computador e imprimi-lo para resolver, ao invés de usar o livro. Desta maneira, apesar de ser uma aquisição útil, existem opções melhores de questões comentadas.

Por fim, não fiquei muito contente com os comentários do autor, em alguns casos senti que não eram suficientemente esclarecedores e que continuava com dúvida mesmo depois de ler os comentários. Também achei que a seleção de questões variava demais e abordava assuntos raramente cobrados em prova.