20160209

Cinco coisas para se considerar antes comprar uma aula em PDF

Dentre as opções de material de estudos para concursos temos hoje uma boa oferta de apostilas e cursos em PDF. Há várias maneiras de se analisar um material de estudo. Dependendo das prioridades de cada um, pode haver preferência por um estilo de mídia (videoaulas, apostilas em PDF, aulas em pdf ou livros tradicionais), um estilo de professor, um tipo de linguagem, a abordagem didática, o nível de aprofundamento, o nível de conhecimento mínimo para acompanhar a matéria, dentre outros. Não é legítimo afirmar que exista um material que seja o melhor para todo mundo. Desta maneira, antes de escolher, é preciso conhecer o seu próprio estilo, para depois pesquisar e decidir qual é o melhor material para você.

A aula em PDF é uma modalidade oferecida por vários sites especializados em preparação para concursos públicos. As aulas são oferecidas por meio de arquivos digitais em formato de texto e o aluno deve baixar o arquivo no site e ler a aula.


Os PDFs são mais difíceis de estudar quando se tem pouca familiaridade com a matéria


Não recomendo que um estudante compre um curso em PDF se ele não consegue ler com afinco, se tem dificuldade em se concentrar na leitura ou se, por qualquer razão, não consiga sentar e ler um PDF por pelo menos uma hora. Em regra, a aula em PDF tem uma linguagem mais informal e facilitada, quando em comparação com textos de livros, no entanto, a leitura ainda assim é difícil, mesmo para quem já tem o hábito de ler, pois os conteúdos abordados são difíceis.

Uma das dificuldades que alguns podem ter quando forem ler um material em PDF se refere ao desconhecimento de conceitos e palavras chave básicos para compreender a aula. Para a leitura ser rápida, idealmente o leitor "bate o olho" na palavra e lembra do seu significado. Quando lemos um texto para o qual ainda não estamos bem preparados, nos deparamos com diversas palavras e conceitos que não conhecemos e fica muito difícil compreender o texto. Quando não conhecemos uma palavra, o ideal é consultarmos sua definição num dicionário ou semelhante, mas ficar consultando outras fontes durante a leitura é irritante e atrapalha muito a fluidez da leitura.


O ritmo da leitura é definido pelo leitor


O professor tenta escrever uma aula fluida e agradável de ler, mas acaba que quem não conhece suficientemente os termos enfrenta uma aula truncada e desgastante. Uma das vantagens do PDF é a possibilidade, como leitores, de acelerar ou reduzir a velocidade conforme nosso conforto com a matéria, coisa que não se pode fazer em uma aula presencial. No texto é possível identificar se já dominamos o conceito abordado em um parágrafo e, se for este o caso, é fácil e prático passar mais rápido sobre o trecho em questão. Quanto mais dominamos um assunto, mais rápido e fácil fica ler sobre ele. Entretanto, se temos pouco conhecimento acerca dele, a regra também atua em sentido contrário: quanto menos sabemos, mais penosa fica a leitura e pior o aproveitamento.

O bom aproveitamento do texto envolve também a capacidade do leitor de interpretação, concentração, de organização do tempo e administração da energia. O estudo por aulas em PDF demanda mais auto-organização e auto-disciplina.


Estudar por aulas em PDF compensa mais nas fases de aprofundamento e revisão


Para ser aprovado em um concurso concorrido, você terá de ver e rever as mesmas matérias mais de um vez, até que domine o assunto. É natural que o início seja difícil, mas, certamente, depois que se tenha iniciado o processo, o PDF se torna uma das melhores opções de estudo devido a diversas facilidades que ele oferece. Se a dificuldade anteriormente explanada de compreensão da leitura for superada, isto é, se você concurseiro tiver segurança de que consegue pegar um texto em PDF, ler e entender seu conteúdo, então a ferramenta perde seu ponto fraco e potencializa seus pontos fortes.


Aproveita-se melhor o tempo


Numa aula tradicional, é o discurso do professor que define o ritmo da aula. Como visto anteriormente, no estudo por PDF o ritmo da leitura é definido pelo leitor. O melhor aproveitamento do tempo é uma vantagem crucial. A leitura permite a revisão acelerada, pois vemos as palavras, recordamos dos conceitos e entendemos as correlações entre eles. Além disso, a leitura exige uma postura mais ativa, pois precisamos ler e interpretar, o que facilita a memorização.


O custo de produção do PDF é menor. A oferta de cursos em PDF é maior.


Outra vantagem diz respeito ao custo da aula. O curso em PDF tem um custo menor para produção. Assim, o professor tem condições de colocar muito mais matérias num mesmo curso, sem resultar em custo adicional para ele. Já em aulas presenciais ou videoaulas, cada aula a mais terá um custo proporcionalmente mais elevado do que uma aula em PDF. Por esta razão, o PDF acaba sendo mais aprofundado que a videoaula. Também, o PDF muitas vezes copia parte de outros cursos do mesmo professor, sem gerar muito trabalho, ao passo que as aulas presenciais ou em vídeo demandam mais tempo e dedicação do professor, o que reduz a oferta de bons cursos, principalmente no que diz respeito aos dedicados ao pós-edital.


Conclusão: o PDF tende a gerar os melhores resultados para quem já tem um conhecimento inicial do tema e consegue ler o texto de forma fluida sem ter de consultar outras fontes


Os concurseiros iniciantes que não se sentem seguros para iniciar os estudos com um material escrito devem assistir às aulas presenciais ou virtuais, que apesar de menos aprofundadas, tem um ritmo ditado pelo professor e um modelo de aprendizagem que o aluno já está acostumado. O material em PDF é uma excelente opção para quem já iniciou sua jornada, adquirindo condições para absorver ao máximo as vantagens que esta modalidade oferece. Nas condições certas, o PDF oferece tempo otimizado, conteúdo mais aprofundado, material mais completo e mais barato, bem como facilidade na hora de revisar e de treinar questões.