20150527

ENEM 2015

As inscrições para o ENEM 2015 se iniciaram nesta segunda-feira e devem ficar abertas até 5 de junho.

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) tem como finalidade primordial a avaliação do desempenho escolar e acadêmico ao fim do ensino médio. Entretanto, ele ficou mais conhecido nos últimos anos por proporcionar acesso à educação superior por meio do Sistema de Seleção Unificado (SISU).

Apesar do tema estar muito ligado aos jovens que estão saindo da escola agora, há boas razões para pessoas mais velhas prestarem o ENEM.

Uma delas é a possibilidade do acesso ao curso superior. Há boas faculdades públicas que baseiam a seleção para suas vagas na nota deste exame. Uma razão ainda melhor é a possibilidade de se obter uma certificação do Ensino Médio através desta prova. De acordo com o site oficial do INEP:

Os participantes maiores de 18 anos que ainda não concluíram a escolarização básica podem participar do Enem e pleitear a certificação no ensino médio junto a uma das instituições que aderiram ao processo – institutos federais e secretarias estaduais de educação.

Isto significa que uma pessoa maior de 18 anos, que tenha por algum motivo se atrasado nos estudos, pode compensar o tempo perdido estudando simultaneamente para o ENEM e para concursos de nível médio. Imagine a reviravolta que isso pode dar na vida de alguém.

Fonte:

http://enem.inep.gov.br/

http://www.sisu.mec.gov.br/