20150517

Como eu faço para estudar melhor?

Se você fica cansado quando estuda, saiba que este pode ser um bom sinal. O cérebro funciona como um músculo: você precisa exercitá-lo para que se fortaleça e este processo costuma ser cansativo.

Uma noção interessante sobre o assunto foi abordada no site Estudar e Aprender, em que o autor cita a oposição entre aprendizado passivo e ativo. No aprendizado passivo o estudante somente recebe a informação, sem preocupar-se em administrar a informação obtida para transformá-la em um conhecimento mais elaborado. O aprendizado ativo, por sua vez, ocorre quando o estudante não só recebe a informação, mas busca compreendê-la de modo crítico e reflexivo, seja escrevendo um texto ou respondendo a questões. A autora Nina Sunday afirma em seu livro que uma das técnicas mais eficientes para exercitar a memória é exatamente "forçar o cérebro" a se lembrar de alguma coisa. Esta afirmação é bastante intuitiva, pois a tendência do nosso corpo é se adaptar aos comportamentos frequentemente repetidos: se acordamos todo dia no mesmo horário, nosso corpo tenta se adaptar, de modo que nos acostumamos a dormir uma mesma quantidade de horas e nos mesmos horários. Se nos habituamos a consumir muito de uma substância, nosso corpo se adapta criando uma "resistência" natural a e esta substância. Quem nunca ficou com fome exatamente na hora do almoço? Nosso corpo se acostuma com o horário e já se prepara para a refeição antes mesmo dela estar pronta!

Se queremos que nosso cérebro se habitue a funcionar de uma determinada maneira, precisamos nos expor a determinadas condições e forçá-lo a funcionar de determinadas formas. Como eu faço para fortalecer a musculatura do bíceps? Eu faço exercícios que utilizem esta musculatura, de modo que meu corpo se adapte a uma rotina de fazer esforço físico. Como fazer para aumentar a minha capacidade de raciocinar? Fazendo exercícios que exijam raciocínio. Como treinar meu cérebro para se lembrar de determinadas informações? Eu devo treinar a habilidade de recuperação da informação. Não é à toa que muitos cursinhos incentivam seus alunos a praticar fazer simulados com frequencia.

Todo este processo de ler, entender, lembrar e utilizar a informação torna o aprendizado mais eficaz e útil.Adotar uma postura mais ativa nos estudos pode aumentar sua produtividade nos estudos. Experimente!

Fontes:
  • Brainpower Smart Study: How to study effectively using a tested and proven 8-step method (English Edition)
  • estudareaprender.com