20150201

Dicas de Estudo - aumente sua produtividade!

Broad chain closeup

O método “Não Quebre a Corrente” (do inglês “Don't Break the Chain”) foi cunhado pelo comediante Jerry Seinfeld e ficou conhecido como uma excelente ferramenta de produtividade. A técnica é simples e muito útil.

Em primeiro lugar, você precisará de um calendário. Ele pode ser comprado, impresso ou elaborado manualmente. A versão original sugeria um calendário em que se pudesse enxergar o ano todo, mas alguns autores sugerem o uso de calendários mensais.

Com uma meta em mente, determine tarefas que você possa fazer diariamente. Podem ser coisas pequenas, que sozinhas não fariam diferença, mas que acumuladas aos poucos trarão resultados efetivos - para concursos você poderia determinar como meta um mínimo de duas horas de estudo por dia - lembrando sempre que a meta precisa ser realizável.

Para cada dia em que você cumpre a tarefa/meta estipulada, deverá marcar o dia respectivo com um “Ok” em verde ou alguma outra marca que sirva para mostrar que você completou a meta do dia. A versão original propunha um “X” em vermelho, mas para mim isso lembrava uma marca negativa, então preferi usar um “Ok!”.

No modo como eu escolhi usar o método, se eu não cumprisse a meta do dia, deveria me “punir” com um “X” em vermelho no dia respectivo do calendário. A marca em vermelho indica a quebra da corrente. Na versão original você deixaria o dia em branco.

A ideia é que você acorde e comece seu dia com a meta na cabeça. Sua meta será “NÃO QUEBRAR A CORRENTE”. Conforme você marca os dias seguidos de metas cumpridas, sua corrente aumenta. Quebrar a corrente significará interromper seu recorde. Concentre-se no objetivo de manter o máximo de vitórias seguidas.

Um adicional interessante seria pensar em recompensas para quando você atingir suas metas. Por exemplo, você pode se prometer um dia de folga quando completar 30 dias seguidos de metas cumpridas, ou se privar de algo que gosta até completar duas semanas de estudos. Enfim, seja criativo e crie suas recompensas.



Leia também: Qual a melhor maneira de definir uma meta?


Créditos:

Imagem: By Toni Lozano [CC-BY-2.0], via Wikimedia Commons

Fontes:

LifeHacker: Jerry Seinfeld's productivity secret

LifeHacker: How Seinfeld's Productivity Secret Fixed My Procrastination Problem