20150125

Dicas de Estudo - Como Definir Minhas Metas

Aims.

Uma boa meta deve ser Específica, Quantificável, Alcançável, Realista e com Prazo Determinado. Ao definir suas metas, tenha em mente algumas características que as tornarão mais úteis na hora de atingir seus objetivos.

Em primeiro lugar, uma meta deve ser específica, ou seja, não deve ser genérica. Não adianta definir como objetivo uma coisa que você nunca vai saber se foi atingida ou não. Defina especificamente o que precisa ser atingido, de preferência de modo quantificável. Um exemplo de meta específica e quantificável seria “Assistir 100 videoaulas” ou “Responder a 100 questões de português”.

Lembre-se de definir uma meta alcançável e realista, caso contrário ficará frustrado e desencorajado a continuar. Não adianta se colocar objetivos impossíveis, se proponha algo que seja difícil, mas realizável. Estudar 10 horas por dia para quem trabalha é impossível. Ler um livro inteiro em um dia não é algo realizável. Mas ler uma aula em PDF em uma noite é bem possível.

Por fim, coloque-se um prazo para terminar a tarefa, senão você corre o risco de portergá-la indefinidamente. Se sua meta for muito audaciosa, eu sugiro que a fragmente em diversas tarefas menores, que são conquistadas aos poucos e trazem pequenas recompensas em seu curso. Por exemplo, você poderia pensar em estudar todos os tópicos de um edital. Ao invés de estabelecer uma única meta gigante de 1000 horas líquidas, pense em metas menores, mais próximas dos valores reais da sua vida, que irão se acumular aos poucos. Assim, a primeira meta seria alcançar o número 30 horas líquidas estudadas acumuladas, depois 60 horas acumuladas, depois 100, até chegar à sua meta final. Para cada vez que uma destas metas for cumprida, você pode comemorar e sentir-se mais próximo de seu objetivo maior.

Se você pensa em terminar toda a matéria de Direito Constitucional, por exemplo, pode transformar os assuntos do edital em tarefas, ou utilizar os capítulos de um livro como metas. Anote-as em uma lista, deixe-a num local visível e motive-se.

Saber estabelecer-se metas ajuda na motivação, na direção e no planejamento dos estudos. Habitue-se a transformar seus sonhos em metas!



Créditos da Imagem:

By Youth Hostel (Own work) [Public domain], via Wikimedia Commons