20140519

Motivação e Concursos


Depressed (4649749639)

Quanto tempo precisamos estudar até que nossos esforços comecem a dar resultado? Alguns meses? Anos? A verdade é que muitos iniciam os estudos sem saber quanto tempo levará até que os resultados comecem a aparecer e acabam por desistir cedo demais. Estudar e aprender leva tempo e é difícil medir o progresso dos estudos. O processo de tentar e fracassar constantemente é frustrante e pode arrasar até o espírito mais otimista. No entanto, fracassar é tão comum no caminho para o sucesso que chega a ser um mal necessário.

Uma das consequências da frustração repetida é o desânimo e o cansaço. Algumas pessoas ficam doentes, sofrem dores de cabeça e ficam sempre de mau humor. Ficam angustiadas e perdem a esperança. Não conseguem estudar mas também não conseguem aproveitar os dias para descansar e repensar seus planos.

Este problema costuma aparecer quando exigimos demais de nós mesmos e esquecemos de cuidar do nosso corpo e espírito. Descanso adequado, exercícios físicos, alimentação balanceada, momentos de lazer, tudo isso colabora indiretamente para o melhor aproveitamento dos estudos. Alguns chegam ao exagero de acreditar que podem substituir o sono pelo café, ao invés de simplesmente aceitar que o corpo humano precisa dormir.

Não adianta exigir de si mesmo os melhores resultados sem entender que há um tempo necessário para que o cerébro absorva todas as informações, frustrações e arrependimentos. É preciso dar tempo ao tempo, aceitar alguns dos descaminhos da vida, persistir nos sonhos, mudá-los em alguns casos, mas ter paz de espírito e persistir. Se as coisas estiverem muito difíceis, talvez uma mudança de planos seja a solução e isto não deveria ser motivo para desespero: pelo contrário, seria tranquilizador exatamente por ser uma solução (veja um artigo sobre concursos escada, do Blog Concurseiro Solitário).

Se você for reprovado em algum concurso para o qual tenha estudado muito, lembre-se de manter a cabeça erguida e dar-se um tempo para digerir os acontecimentos. Tenha suas metas claras na mente, siga seu plano e viva um dia de cada vez. Tenha paciência. Os resultados virão.



Leia Também


12 Dicas para Administrar sua Energia

E se tudo der errado?

Como começar a estudar para concursos?



Créditos da Imagem: By Sander van der Wel from Netherlands (DepressedUploaded by russavia) [CC-BY-SA-2.0], via Wikimedia Commons