20140415

Estude Melhor Praticando Exercícios Físicos

Jogging Woman in Grass

Todo mundo já deve ter visto ou escutado em algum lugar que a prática de exercícios físicos é importante para a manutenção da nossa boa saúde. Quem gosta de ler sobre dicas de estudos também já deve ter se deparado com a dica dos exercícios físicos como forma de melhorar o desempenho nos estudos e nas provas. A verdade é que nosso corpo não reage muito bem à ausência da prática física, temos todos estes músculos e articulações feitos para o movimento e não para ficarmos sentados o dia todo lendo livros e fazendo resumos. Se você ainda não foi convencido das vantagens deste hábito, listei neste artigo Cinco Razões para a Prática Regular de Exercícios Físicos:


  • Aumento da Disposição Física

    O desânimo faz parte do seu dia a dia? Sente cansaço mesmo tendo dormido sete ou mais horas? A causa desse cansaço pode ser a falta de práticas físicas que animem um pouco seu humor e seu corpo. Durante o exercício liberamos substâncias que melhoram nossa disposição. Pode parecer contraditório, mas não é: fazer exercícios pode combater a sensação de cansaço.

  • Aparência

    Praticar exercícios emagrece, fortalece e tonifica os músculos: ele deixa o corpo mais bonito. Claro que concurseiro de verdade não pode se dar ao luxo de ficar muitas horas na academia malhando quando poderia estar estudando. Mas mesmo três horas por semana são suficientes para deixar o corpo mais firme e perder uma gordurinha. Isto aumenta a autoestima e melhora nossa relação com nosso corpo.

  • Saúde e Coluna

    O exercício cardiovascular é importante para deixar nosso coração sadio e previne contra alguns tipos de disfunção. O fortalecimento dos músculos do corpo e o alongamento ajudam na prevenção de problemas de coluna e dores musculares. Claro, tudo isto se o exercício for feito com moderação e da forma correta: não comece a correr todos os dias sem antes consultar um professor e pedir algumas orientações. O mesmo se aplica a ganho de musculatura e mesmo alongamentos: se executadas da forma errada podem fazer mais mal do que bem.

  • Sair ao Ar Livre e Ver o Sol

    Quando estamos estudando para concursos somos incentivados a ficar enclausurados em locais fechados em que a luz do sol não entra. Isto é um truque de alguns cursinhos para não percebermos que o dia está passando enquanto estamos sentados lendo uma apostila. O problema é que ficar tempo demais sem ver o sol pode fazer mal para sua saúde mental. Programar algumas saídas por semana ao ar livre durante o dia é essencial para manter nossa mente sadia.

  • Descarregar as Frustrações

    Você se sente frustrado com frequência? Fica estressado com qualquer coisinha? Às vezes nossa vida ganha contornos de uma bomba relógio e qualquer faísca pode ser o estopim de uma crise nervosa. Segurar ou apelar para técnicas de relaxamento têm sido a opção de muitos, mas nem sempre funciona. Nestes casos, praticar uma atividade esportiva de impacto pode ser a solução. Pode-se descarregar a energia num jogo competitivo de futebol, ou num treino de boxe ou arte marcial (muito melhor do que pegar o carro e sair businando e fechando todo mundo. Concorda?).


Lembre-se de nunca iniciar uma série de exercícios sem antes ter a certeza de que está fazendo a coisa certa. Conheça seu corpo e suas limitações e consulte um especialista dependendo do caso. Comece devagar e analise como seu corpo reage, depois vá se adaptando.



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Créditos da Imagem: "Mike" Michael L. Baird [CC-BY-2.0], via Wikimedia Commons