20140402

Jornada do Concurseiro: Por onde Começar?


Algumas vezes somos bombardeados por sugestões e ideias que parecem ótimas, mas simplesmente não sabemos por onde começar. Parece muito difícil ou a quantidade de coisas para fazer nos assusta e nos paralisa. Para situações como esta criei este "passo a passo introdutório": ele facilita o início de uma caminhada longa, reduzindo-a a pequenos passos que qualquer um pode fazer. Se você gostaria de prestar concursos públicos mas não sabe por onde começar, este artigo busca explicar como iniciar o processo do zero.


#1 Imagine-se como deseja estar daqui a dez anos

Quer morar sozinho e estar solteiro(a)? Quer ter uma família ou talvez já tenha filhos e deseje ganhar mais para sustentá-los melhor? Tem algum objeto de consumo irresistível, como um carro ou a casa própria?

Tenha em mente os seus objetivos principais, liste suas prioridades. Saiba que não poderá ter tudo o que deseja, mas pode determinar alguns objetivos para correr atrás. Não se preocupe em fazer uma descrição muito detalhada, somente pense em algumas coisas que você deseja ter no futuro. Não tenha medo de se frustrar.


#2 Defina uma área para se focar


A carreira que você escolheu permite que você alcance os objetivos definidos no item anterior? Será que é possível seguir esta carreira e atingir seu objetivo de dez anos?

Procure pensar sobre isso e adaptar os seus desejos pessoais à área em que pretende se especializar, primeiro como concurseiro e depois como servidor.

Leve em consideração:

  • Remuneração
  • Previdência

    Procure os benefícios mais adequados para sua idade e situação familiar

  • Local de trabalho

    Você pode mudar de Estado? Aguenta morar no litoral?

  • Funções que irá exercer

    Se tem alguma preferência, como trabalhar em banco, agente do correio, na polícia, ou na fronteira, em escritório ou ao ar livre etc.


#3 Defina metas intermediárias para alcançar o objetivo de longo prazo


Agora que você sabe onde deseja estar daqui a dez anos, precisa definir os passos intermediários para atingir seu objetivo. Não seja rigoroso demais, os passos podem serm vagamente pensados. O futuro é incerto e não é possível definir com exatidão os passos futuros. Pense nisso como uma proposta, não como uma obrigação. O plano pode (e deve) mudar conforme os passos são dados.

Defina se pretende prestar concursos escada ou focar-se somente em um ou dois concursos específicos. Se terá condições de somente estudar ou se terá de trabalhar simultâneamente. Do que pretende abrir mão para poder investir nos estudos (desde vender o carro até parar de sair de noite ou ver os amigos com menos frequencia).

Isto tudo é para "dar o tom da partida". Alinhar motivação, objetivos e planejamento.


#4 Torne-se um "concurseiro especialista" da área em que pretende investir


Isto inclui entender como a carreira almejada funciona, o que costuma ser cobrado nas provas, o que já foi cobrado em anos anteriores (não somente o último edital), qual banca é a mais provável, quais questões são mais comuns, o que este órgão (ou empresa pública, ministério etc.) tem cobrado em suas provas para outras carreiras.

Não esqueça de estudar técnicas de estudo e seguir as dicas de professores e especialistas.


#5 Monte seu plano de estudos


Finalmente, chega a hora de montar um Plano de Estudos. Isto pode ser feito de diversas maneiras. Existem profissionais especializados nisso (coach de concurseiro), serviços online como o e-concurseiro também pode ajudar. Outra dica é ler livros de especialistas que ensinam modos diferentes de montar seu plano de estudos. Escolha aquele melhor satisfaça suas necessidades e expectativas.

Pesquise os editais anteriores para saber as matérias que costumam ser cobradas. Depois defina um peso para cada uma. Este peso definirá as horas de dedicação dentro do seu plano. Depois você define um calendário semanal ou monta um ciclo de estudos.

Para este item, recomendo que leia autores renomados na área, como Willian Douglas e Alexandre Meirelles, ou invista no serviço do e-concurseiro. Eu paguei a orientação deste último por quatro meses e aproveitei muito.


#6 Escolha um bom Material


A escolha do material deve ser feita com cuidado e atenção, para não se desperdiçar dinheiro. Mesmo que você tenha dinheiro para investir, eu sugiro que o gaste em lazer ao invés de desperdiçar em produtos desnecessários.

O site e-concurseiro também faz este serviço incluso no planejamento de estudos. Eu recomendo o serviço até como forma de economizar dinheiro no longo prazo, pois você escolhe com mais acerto os materiais de estudo.


#7 Estude, estude e estude


Depois que tudo foi preparado, o negócio é por a mão na massa! Com a devida motivação, estudar ficará mais fácil. Então estude!


Conclusão


Seguindo estes passos você terá iniciado sua jornada concurseira de modo coerente, realista e organizado. Agora é persistir e seguir em frente. Boa sorte e bons estudos!


Leia Também:

Como montar um Ciclo de Estudos

Como escolher seu material de estudos

Dicas para ler melhor um texto

Os perigos de ESTUDAR ERRADO



Sites Citados:

Site do Willian Douglas: http://www.williamdouglas.com.br/
Blog do Hugo Goes: http://www.hugogoes.com.br/
e-concurseiro: http://www.e-concurseiro.com.br/



Créditos da Imagem: Richard Dorrell [CC-BY-SA-2.0], via Wikimedia Commons.