20140328

Direito Constitucional e Direito Administrativo Descomplicado

Direito Administrativo Descomplicado e Direito Constitucional Descomplicado

Autores: Marcelo Alexandrino e Vicente Paulo

Os dois livros de Direito Descomplicado da dupla Marcelo Alexandrino e Vicente Paulo tornaram-se grandes bestsellers do mundo concurseiro, principalmente pelos comentários do Fórum Concurseiros, em que os dois livros da dupla eram recomendados com bastante frequência. Foi nesta onda que comprei os livros no início de 2012 e não me arrependi.

Em primeiro lugar, o título já avisa: o conteúdo é "descomplicado", ou seja, os autores simplificaram a linguagem e o conteúdo para que leigos e concurseiros iniciantes consigam compreender sem muita dificuldade. Outro fato inegável é o de que as obras são totalmente direcionadas para concursos públicos, com referências diretas a provas e bancas, visando preparar o leitor mais para a aprovação do que para a compreensão da matéria. Apesar de tudo isto, os autores conseguem ensinar o básico sem prejuízo da integridade do conteúdo.

A leitura inicial das obras pode ser um pouco difícil para quem não tem o hábito dos estudos. Isto pode ser resolvido mesclando a leitura com videoaulas introdutórias dos temas. Por tratarem de temas muito básicos, não acredito que a leitura destes livros seja suficiente para uma prova concorrida de nível superior.

Para concurseiros de nível médio a leitura atenta das obras pode ser suficiente para se fazer uma boa prova, mas recomendo a combinação com outros materiais de estudo. Não é recomendável apostar tudo em uma única fonte: os autores não leram o edital do concurso que você irá prestar e não podem garantir que todas as matérias serão contempladas. Somente cursos específicos lançados após o edital podem dar este tipo de segurança.

Por fim, os livros de Marcelo Alexandrino e Vicente Paulo de Direito Constitucional Descomplicado e Direito Administrativo Descomplicado são objetivos, possuem linguagem clara e fácil de entender e contemplam os conteúdos básicos mais importantes para concursos. São excelentes como material de apoio, mas, se você almeja uma nota mais alta que a média, não devem ser usados como única fonte de estudo.


Consulte a oferta destes livros na Livraria Cultura!