20140304

Cursos Online Funcionam?


Se você está pensando em estudar para concursos, certamente deve considerar a possibilidade de comprar material na internet. Já existem muitas fontes confiáveis e estudar por cursos online pode ser uma opção mais eficiente e barata. Contudo, há vantagens e desvantagens nesta escolha.


Vantagens dos Cursos Online


Ganho de tempo


A principal vantagem de se estudar pela internet é a administração personalizada do seu tempo e do seu ritmo. Em outras palavras, você escolhe seus horários, suas pausas, seus professores e até se precisa a assistir uma aula novamente porque não estava prestando atenção. Além disso, há um ganho de tempo para quem estudar em casa, pois não precisará se locomover até um cursinho presencial (imagine quanto tempo você ganharia se, ao invés de ir até o cursinho, pudesse assistir sua aula a qualquer hora na sua própria casa?).

Processo individualizado


Por fornecer um processo mais individualizado, você consegue seguir o seu ritmo de aprendizado de forma mais personalizada, tirando dúvidas por e-mail ou mensagem diretamente com o professor, sem atrasar ou ser atrasado pelo resto da turma, como muitas vezes acontece em aulas presenciais.

Preço


Outro fator importante é o preço. Um curso presencial famoso de São Paulo (que faz propaganda em jornais e no metrô) chega a cobrar uma média de R$10.000 no ano para um curso completo de Auditor da Receita Federal, sem incluir as apostilas e o transporte. Ora, um pacote de curso completo em PDF em 2014 para Auditor da Receita Federal em um site famoso (um dos mais caros nesta modalidade) custava cerca de R$5.000 (sem considerar a impressão dos textos e a internet rápida). Ora, em tese, com este pacote você teria comprado todo o conteúdo de que precisaria para estudar direto da sua casa. 

Maior eficiência nos estudos


Se você consegue ler e entender um bom livro sozinho, assistir e entender videoaulas online, responder questões e tirar dúvidas através de mensagens escritas, então você tem plenas condições de estudar pela internet. Mais do que isso, sabe-se que a sedimentação e memorização do conhecimento acontece pela repetição e revisão dos conceitos aprendidos e isto acontece principalmente quando estudamos sozinhos, seja depois da aula presencial, como as lições de casa da escola que nos obrigavam a revisar a matéria, seja revisando anotações e textos antes de uma prova. Estudar sozinho costuma ser mais eficiente.

Escolha dos melhores professores


Quando você compra cursos online, você pode escolher individualmente cada professor conforme a matéria. Em cursos presenciais é comum termos professores muito bons e cativantes, que nos prendem a atenção e conseguimos lembrar das aulas com facilidade, e outros, menos talentosos, cujas aulas são menos memoráveis. Ao optar por estudar pela internet, você pode pesquisar os melhores professores de cada matéria e comprar os cursos de acordo.


Desvantagens dos Cursos Online


Necessidade de conexão rápida


Você precisará de conexão de internet rápida o suficiente para não ficar frustrado ou atrasado demais. Se você não possui conexão banda larga, pode ficar caro assinar uma somente para estudar.

Espaço na sua casa


Às vezes não há um espaço adequado na nossa casa para estudar tranquilamente e sem interrupções. Seus familiares podem não respeitar o que está fazendo, ou há barulho da televisão ou do vizinho. Ter um local adequado para estudar por longas horas é um fator crucial neste processo e isto deve ser levado em cota na sua decisão.

Tédio, solidão e claustrofobia


Ficar sozinho estudando por muitos dias pode deixar uma pessoa maluca. Aulas presenciais nos forçam a sair de casa, ver a luz do dia e interagir com pessoas. Estudar sozinho em casa pode levar a horas seguidas de solidão em espaço fechado, levando a sensações e sentimentos negativos que podem nos fazer mal. Concurseiros que se dedicam integralmente aos estudos devem estar atentos a alguns destes sintomas.

Dificuldades de leitura e compreensão de textos e vídeos


Estudar sozinho através de textos e vídeos é uma tarefa intelectualmente difícil, nem todos conseguem fazer. É preciso ter prática e hábito de leitura e interpretação de textos. Não adianta nada comprar um bom livro se você não consegue entender o que o autor está querendo dizer. As videoaulas podem ser uma opção intermediária, mas elas ainda assim exigem certa facilidade de compreensão, pois você não poderá interromper imediatamente o professor quando não entender alguma coisa, nem poderá tirar uma dúvida no momento exato em que ela aparecer.

Disciplina


Essa é uma dificuldade comum para os concurseiros. Mesmo os que optarem por cursos presenciais precisarão estudar muitas horas sozinhos em casa. Estudar sozinho implica fazer os próprios horários e impor-se um ritmo. Não haverá professor enchendo o saco ou sinal no corredor mandando você de volta pra aula. É você mesmo quem define a hora do sinal, o tempo de recreio, o momento de fazer uma pausa e quantas aulas assistirá por dia. Isto pode ser muito desgastante! Por isto, se você não tem a disciplina para se impor horas de estudo, um curso presencial pode ser a melhor opção.

Conclusão

Não existe fórmula mágica para nada nesta vida. Se quiser ser aprovado, terá de estudar muito. Considere os fatores relevantes e faça a sua escolha. Não demore demais, pois tempo é um recurso precioso e não podemos desperdiçá-lo. Quanto antes decidir, melhor.


Como afirma Bob Pittman (citado no site 99u.com):

"Tome as decisões rapidamente, mas não se apaixone pelas respostas"- Bob Pittman (tradução minha) *



*no original: “Make decisions quickly, but don’t fall in love with the answers.”. Retirado do site 99u.com (link do post)