20140307

CUIDADO: Você pode estar sendo enganado.

Não faltam ofertas de produtos voltados para concursos. Mas o olho atento não será enganado... Ou será?

Você confia no material pelo qual tem estudado? Ou será que você está sendo enganado? Há muitas ofertas enganosas por aí. Como exemplo, encontrei recentemente um site de cursos de baixo custo e duração, que à primeira vista parecia ser de qualidade e recebia muitas recomendações de usuários. Mas basta pesquisar um pouco melhor para entender como o processo funciona. Os cursos ofertados não são videoaulas, mas programas em animação, nos quais personagens se apresentam através de "balões de fala" (no estilo de quadrinhos). Para acompanhar a leitura é preciso clicar nos botões de "próximo", aparecendo alguns esquemas e animações. Talvez a intenção fosse boa, mas o resultado é péssimo: ao invés de ler um texto fluido ou assistir a uma aula, temos de ler "balões" de texto curto e ficar clicando na animação para prosseguir. Me parece mais prático ler um livro.

Há ainda as famosas apostilas para concursos, que prometem milagres e apelam para o desespero e ingenuidade dos concurseiros iniciantes. Ao comprá-las, no entanto, sobram relatos de consumidores insatisfeitos com o conteúdo, com a má qualidade das fontes e com a despreocupação com o edital. Erros de português, citações da Wikipédia, informações ultrapassadas... a leitura do material parece mais atrapalhar do que ajudar.

Mesmo aulas presenciais podem ser uma furada. Imagine que o dono de um cursinho tenha uma equipe excelente de professores, que faça muito sucesso num ano. No ano seguinte um deles decide sair, pois passou num concurso em outro Estado. O que você acha que o dono deste cursinho vai fazer? Digamos que, em um primeiro momento, tentará substituir este professor por outro que seja tão bom quanto. Mas e se ele não encontrar um substituto a altura? Aí que se encontra o problema: os alunos esperam que todas as matérias sejam bem ministradas, mas nem sempre o cursinho presencial consegue encontrar bons professores para todas as matérias. Resultado? Os alunos ficam defasados em uma matéria sem saber, confiando na capacidade do cursinho em encontrar bons professores. O aluno pode ter confiado no depoimento de ex-alunos aprovados em concursos anteriores sem ter percebido que a equipe de professores já não é mais a mesma.

Como evitar ser enganado?

  • Uma pesquisa rápida mostra que muitos dos sites de cursos e apostilas disponibilizam aulas demonstrativas. Não seja preguiçoso e aproveite-as para verificar a qualidade do material.
  • Pesquise os professores das aulas e os autores dos livros. Geralmente são eles que fazem a diferença.
  • Fique atento às editoras: elas têm a preocupação de manter a boa fama da marca e por isto fazem uma boa filtragem do material. O problema é que também cobram mais caro por isso.

Leia Também

Os perigos de Estudar Errado


Créditos da Imagem: OpenClipart: By voyeg3r