20140213

Resenha de Livro (Técnicas de Redação)

Técnicas de Redação para Concursos - Teoria e Questões

Autores: Lilian Furtado e Vinícius Carvalho Pereira
Editora: Grupo GEN | Editora Método | Vicente e Marcelo
3ª edição
ISBN:978-85-309-4426-1
Avaliação:

Eu comprei este livro logo depois que fui aprovado na primeira fase de um concurso. O que mais me chamou a atenção foi o fato de apresentar técnicas e não um "curso" ou "manual". Eu nunca tive dificuldade em escrever, portanto eu não procurava um livro que me ensinasse a "fazer uma redação", meu medo era não escrever de acordo com as expectativas da banca. Neste sentido, tanto este livro como o "Como Estudar para Concursos", do Alexandre Meirelles, deram dicas muito boas, principalmente quanto ao estilo de correção da banca e erros comuns em que as pessoas perdem muitos pontos sem saber.

Depois que li este livro, fui para a prova com uma estratégia montada na cabeça. Eu sabia quantos parágrafos iria escrever, quantas linhas por parágrafo, que erros eu não podia cometer, o tipo de folha que eu iria encontrar e o estilo de questão mais provável de cair. Com tudo planejado, no momento da prova eu só precisei me preocupar com o conteúdo, pois a forma geral já havia sido planejada.

Uma das dicas que mais gostei foi a listagem de alguns tipos de argumentação possíveis numa dissertação. Ao ler a lista, eu selecionei alguns e decorei. Deste modo, no momento da prova, não era preciso muita criatividade para "criar um argumento". Outra dica importante foi em relação à coerência e verossimelhança, no livro os autores explicam como elas são avaliadas e como você deve escrever para não perder pontos nestes quesitos.

Eu gostei muito do livro e recomendo a leitura para quem precisa se preparar para uma prova de redação.O único ponto negativo é o preço, mas está na média dos livros voltados para concurso. Uma pena que livros no Brasil sejam tão caros.