20140223

Motivação para Concursos

Colours of Happiness 3

Se eu disser para que pense em "não vermelho", no que você pensa? A primeira reação para que compreenda a pergunta, na verdade, é pensar em vermelho. É impossível obedecer esta ordem, pois para que possamos compreender a palavra, precisamos pensar nela. Por isso, ficar repetindo para si mesmo que "não deve ficar ansioso" ou que "não pode fracassar" pode ser muito doloroso e ineficaz, pois para compreender estas frases você precisa entrar em contato com os sentimentos associados a fracasso e ansiedade. Neste sentido, para que você não pense em vermelho, é mais fácil que eu lhe diga logo para pensar em azul, verde ou qualquer outra cor. Ao invés de concentrar-se nos seus medos (nos "nãos") foque no objetivo. Transforme os medos em pensamentos positivos: ao invés de "medo", pense em "pouca coragem", ao invés de "fracasso", pense em "não sucesso". Ao invés de "não posso fracassar, pense em "quero muito vencer", ao invés de "estou com medo", pense em "preciso ser mais corajoso".

Permitir-se sonhar e acessar as boas sensações que advém disto é uma boa forma de se auto motivar. Este sonho é a sua verdadeira motivação, a causa inicial para esta empreitada, a justificativa do processo. Se você não se comprometer com uma visão futura, fica mais difícil se concentrar. O objetivo bem definido é como um imã, que nos atrai a todo momento sem mesmo percebermos e que nos impede de dispersar-se por caminhos outros, tornando nossos passos mais coerentes e significativos, porque dentro de um processo e contexto mais longo. Quem não se estabelece objetivos acaba sendo controlado pelos estímulos externos imediatos, ou seja, torna-se reativo ao mundo, não determina sua carreira, é levado pelos acontecimentos.

Portanto, motive-se pensando nos seus sonhos e nas razões de ter ousado esta empreitada. Pense no que está buscando e evite focar-se na parte negativa da trajetória. Todos sabemos que a parte ruim existe, e no momento certo teremos de encará-la. Mas se ficar pensando demais no que é ruim, nunca terá tempo para aproveitar tudo de bom que está acontecendo com você agora. Se descobrir um problema, preocupe-se em encontrar uma solução e agir em direção a ela. A percepção de um medo deve ser encarada como o disparador de uma solução, não uma justificativa para ficar paralisado!

Pense positivo! E bons estudos!



Créditos da Imagem: By Camdiluv ♥ from Concepción, CHILE (Colours) [CC-BY-SA-2.0], via Wikimedia Commons