20140226

Os perigos de ESTUDAR ERRADO

Todo concurseiro que se preze tem um método de estudos em que confia. De preferência resultante de uma pesquisa feita com atenção, em livros de autores renomados e colunistas de grandes portais. Mas sempre permanece uma dúvida, o medo de não ter percebido alguma coisa. Será que seu metodo é bom mesmo? Afinal, você está estudando do jeito certo?


Todo mundo já deve ter ouvido falar da lenda das "10.000 horas" de treino. Não? Bem, o conceito é simples. Por esta linha, entende-se que qualquer pessoa que treinar alguma coisa por 10.000 horas ficará boa naquilo. No entanto, esta frase pode ser uma armadilha perigosa. Eis o porquê:


"Se você treinar por 10.000 horas do jeito errado, ficará muito bom em fazer as coisas do jeito errado".

Simples. Não adianta ficar acumulando horas de "bunda na cadeira" se você usar estas horas do jeito errado. É preciso dedicar tempo, é claro. Mas é preciso aproveitar este tempo do jeito certo, senão os resultados serão desastrosos.

Para definir um bom plano, você precisa definir os seguintes aspectos do seu projeto:
  1. Seus objetivos
  2. Suas metas de curto e médio prazo que levarão a estes objetivos
  3. Sua estratégia
  4. Seus recursos
  5. Autoconhecimento
  6. Um método de estudo de preferência

Estou estudando do jeito certo?

Para descobrir isso, faça-se as seguintes perguntas:

  1. Eu consigo terminar as tarefas a que me proponho?
  2. Estou entendendo a matéria?
  3. Consigo me lembrar da matéria uma semana depois de tê-la estudado?
  4. Esqueço-me com frequência do que acabei de ler no parágrafo anterior?
  5. Consigo resolver e acertar os exercícios?
  6. Sinto que estou perdendo tempo em alguma coisa?
  7. Sinto que estou fazendo progressos?

Se você está entendendo tudo, acertando as questões e aproveitando seu tempo... continue assim. Não importa muito o método que você escolher, contanto que ele funcione para você. Se estiver muito fácil, pense em aumentar um pouco suas expectativas e cobrar-se mais nas questões.

Como faço para estudar melhor?

Se você está com dificuldades, seguem algumas dicas bem básicas para ir prestando atenção:

  1. Somente passe para o próximo parágrafo quando entender o atual.
  2. Grife as palavras que não conhece, procure-as no dicionário (ou no google) e anote as definições.
  3. Estude anotando palavras chave, mesmo que elas não façam muito sentido. Isto ajuda a se concentrar e a se localizar no texto, além de facilitar a memorização.
  4. Se perceber que não lembra de uma página anterior ou dos minutos anteriores de uma videoaula, interrompa o processo e retorne até um ponto em que se lembre. Procure não deixar lacunas de compreensão no seu estudo.
  5. Se sentir que está indo muito devagar, talvez precise repensar suas metas e colocar-se prazos mais razoáveis.
  6. Se estiver errando as questões, pode ser devido a um material ruim. Procure estudar por fontes confiáveis de estudo, atualizadas e bem recomendadas.

Métodos de Estudo

Seguem algumas sugestões de métodos para quem não sabe por onde começar:
  • Leitura simples. Você se propõe a ler um livro inteiro, pode se colocar metas de tempo ou de capítulos. O objetivo é ler o livro inteiro e entender.
  • Videoaulas. Assistir as aulas, normalmente. Adquira o costume de anotar, pois isto aumenta muito a produtividade, mesmo que você não consulte suas anotações depois.
  • Resumos e Esquemas. Elaborar resumos e esquemas é trabalhoso, mas tem muitas vantagens. Para conseguir fazê-los, é preciso compreender a matéria e conseguir escrevê-la com suas próprias palavras. Resumir envolve um processo complexo que ajuda no aprendizado, além de treinar sua habilidade de escrita. Eles também podem ser usados para revisões que, por terem sido escritas por você mesmo, serão mais facilmente lembradas.
  • Resolução de Questões. Pegue uma lista de questões que tenham gabarito, de preferência com respostas comentadas. Primeiro resolva um número, digamos, 100 questões. Anote suas dúvidas. Depois, verifique quantas acertou. Por último, leia as respostas certas e descubra o que você errou e o que precisa estudar novamente. Outra opção é resolver as questões com consulta.
  • Flash Cards. Em cartões pequenos você deverá escrever uma pergunta de um lado e a resposta do outro. Procure colocar informações importantes e resumidas a poucas palavras. Quando for revisar a matéria, você consulta os cartões, lendo a pergunta e tentando respondê-la em voz alta. Depois verifique se acertou lendo a resposta no verso.
Leia Também
Como escolher a Bibliografia Ideal
Resenha: Como Estudar para Concursos Públicos