20140210

Administração do Tempo

Cherry Tomatoes

A técnica do tomate, também conhecida como técnica "Pomodoro", nada mais é que a organização de seu tempo em módulos prefixados. O modelo original propunha 4 módulos de 25 minutos, com pausas de 5 minutos entre cada um. Após os 4 módulos, era sugerida uma pausa mais longa.

Uma adaptação possível é o que se chama de "hora de 50 minutos". Você determina que utilizará o tempo de 1 hora como valor base. No entanto, você predetermina que dentro desta 1 hora haverá 50 minutos de estudo e 10 minutos de descanso.

O valor da unidade é flexível, você pode ajustar conforme suas preferências. Outra boa opção seria fazer 30 minutos de descanso após 1h30 de estudo. Você é quem decide. Procure conhecer seu corpo, seu ritmo, seus horários e seus hábitos e ajuste do seu modo.

Com esta técnica, não é preciso colocar as pausas no planejamento na agenda, bastando apenas determinar quantas "unidades de tempo de estudo" você tem (por exemplo, se tenho 5 horas para estudar, correspondem a 5 "unidades de tempo" de 50 minutos de estudo e 10 de descanso).

Lembre-se de adicionar pausas mais longas entre as " unidades de tempo", como um lanchinho a cada 2 horas, para não se sobrecarregar. Afinal, todo concurseiro sabe o quanto é importante estudar, mas às vezes nos esquecemos de como é importante descansar para estudar melhor.


Crédito da Imagem: By Revital Salomon (Own work) [CC-BY-SA-3.0], via Wikimedia Commons