20140225

12 Dicas para Administrar Sua Energia

Coffe time

Muitos estudantes, quando fazem seu planejamento de estudos, esquecem-se de dar a devida importância para o tempo destinado ao sono. É importante sabermos que dormir é algo essencial para o bom funcionamento do organismo humano e os efeitos colaterais da falta de sono podem não compensar em termos de resultado nos estudos e no trabalho. A falta de sono afeta a memória, a disposição física e a concentração. Seguem 12 dicas de como administrar melhor seu sono e sua energia.



  1. Condicione seu corpo a dormir mais rápido

    • Deite-se para dormir somente quando estiver de fato com sono. 
    • Procure reduzir as atividades que você faz na cama (como ler, usar o computador etc)
    • Associe a cama somente ao momento de dormir.
    • Se você se deitar e não cair no sono, levante e vá para outro cômodo. Volte somente quando estiver com sono e com vontade de dormir. 
    • Evite assistir TV ou ficar no computador neste momento, pois a luz emitida diretamente na retina pode reduzir a sensação de sono. 
    • Procure sempre acordar e dormir nos mesmos horários, para acostumar seu corpo a um ritmo específico.

    No original: Easy Steps to Falling Sleep Fast


  2. Procure dormir as 8 horas diárias


    De acordo com uma reportagem do NYTimes, pessoas que dormem menos de 8 horas por dia sofrem redução de concentração e de velocidade nos exercícios mentais.

    No original: How Little Sleep Can You get Away With?



  3. Pratique exercícios físicos


    A prática física pela manhã ajuda a despertar o corpo. Ao fim do dia, fica mais fácil conseguir dormir.



  4. Domine o “Power Nap”


    Em primeiro lugar, durante o cochilo, você não precisa dormir profundamente. Somente o fato de tentar dormir por um tempo já ajuda. Lembre-se que a soneca durante o dia não pode ultrapassar 15 minutos, mais do que isso e você ficará mais cansado do que antes. Uma dica dada pelo site LifeHacker.com é tomar um copo de café e logo em seguida tirar a soneca. O tempo que o café leva para surtir efeito é o tempo que você terá para a sua soneca. Não esqueça de colocar um alarme para conseguir acordar depois!

    OBS: há estudos que indicam que os mamíferos tem uma tendência natural a dormir por curtos períodos durante o dia. A dica é se programar a tirar sua soneca em momentos pré-determinados, de uma a duas vezes por dia, conforme suas necessidades fisiológicas.



  5. Administre o consumo do café


    Saiba que o efeito do café muda conforme o usamos com muita freqüência. Nosso corpo tende a se adaptar ao consumo do café, ou seja, ele se acostuma com a quantidade de cafeína que tomamos e o efeito diminui. Um dos jeitos de impedir isso é cortar o consumo de café da vida diária, reservando-o somente os momentos de urgência. Isto garante que a dose terá seu efeito da forma mais eficaz possível.



  6. Evite um despertador muito desagradável


    Um som atordoante logo de manhã torna a tarefa de acordar ainda mais penosa. Colocar um som mais agradável (mas que ainda atinja o objetivo de acordá-lo!) pode ser uma boa sugestão.


  7. Beba água regularmente


    Às vezes a sensação de cansaço vem de desidratação.


  8. Coma pequenos lanches durante o dia


    Isto aumenta a disposição, reduz o sono e o cansaço. A falta de sal no organismo pode causar sensação de cansaço e desânimo


  9. Atenção para a postura


    Fique atento à postura e às tensões do corpo e faça alongamentos durante o diaIsto ajuda o corpo a relaxar e serve para despertar também. Espreguice-se.


  10. Entre em contato com a luz do sol


    Caminhe um pouco ao ar livre todo dia (pelo menos 15 minutos). Isto tem um efeito de melhorar a disposição e o humor. Após acordar, abra as cortinas do quarto e procure ter contato com a luz do sol.


  11. Planeje suas tarefas de acordo com os momentos em que se sente mais energizado


    Todos nós temos momentos no dia em que nos sentimos mais dispostos a trabalhar – programe seu dia para concentrar as tarefas mais importantes nestes momentos.


  12. Utilize-se de estímulos externos para entrar no clima


    Um IPOD, um discman ou um rádio. Coloque aquele som que faz você se sentir mais animado e pronto para o dia. Tenha um ritual, como olhar pela janela, ou tomar um banho frio, beber um copo de café. Isto ajuda a dizer para seu corpo que o dia está começando e é hora de trabalhar!


Créditos da Imagem: By Takkk (Own work) [CC-BY-SA-3.0 or GFDL], via Wikimedia Commons

Fontes:


http://lifehacker.com/5821945/train-yourself-to-fall-asleep-faster/

http://www.spring.org.uk/2011/05/6-easy-steps-to-falling-asleep-fast.php/

http://lifehacker.com/software/lifehacker-top-10/top-10-ways-to-sleep-smarter-and-better-309030.php/

http://lifehacker.com/5054947/top-10-ways-to-stay-energized/

http://lifehacker.com/software/sleep/reboot-your-brain-with-a-caffeine-nap-306029.php/

http://www.boston.com/bostonglobe/ideas/naps/

http://lifehacker.com/5336750/how-to-make-the-most-of-your-naps/

http://lifehacker.com/5501942/how-i-mastered-the-power-nap/

http://www.nytimes.com/2011/04/17/magazine/mag-17Sleep-t.html?_r=1/

http://lifehacker.com/5585217/what-caffeine-actually-does-to-your-brain/