20140129

Top 5 Dicas para Concurseiros Iniciantes

Tapping pencil
Começar a estudar para concursos pode ser uma tarefa muito difícil. Todos os anos, milhares de novos concurseiros começam a estudar sem planejamento e acabam desanimando depois de alguns meses de estudo, engordando as estatísticas de desistência, jogando tempo e dinheiro fora e pagando o custo emocional do fracasso e da decepção. Tornar-se concurseiro é um processo árduo que não pode ser tratado com leviandade.

Veja cinco excelentes dicas para quem pretende iniciar o ano estudando de modo eficiente!


  1. Tenha uma Agenda


    Programe seu tempo e saiba com antecedência quantas horas terá para estudar por dia. Determine quanto tempo dedicará a cada atividade, quando irá almoçar, qual matéria irá estudar e de que forma será o estudo (leitura, videoaula, questões etc).

    Decidir as coisas com antecedência facilita a vida na hora da execução. Um dos maiores obstáculos da produtividade é a hesitação e a consequente procrastinação. Tomar decisões cansa e hesitar pode consumir muito do tempo disponível. Ao planejar com antecedência estamos na verdade tomando as decisões antes de ficarmos em dúvida, acelerando o processo de começar a estudar, pois teremos menos escolhas para fazer na hora do estudo de fato.

    Leia a programação do dia seguinte toda noite antes de dormir. Isso prepara seu cérebro para o dia seguinte e você fica mais disposto.

  2. Habitue-se a Fazer Listas de “Coisas para Fazer” ("Task Lists" ou "ToDo lists")


    Assim você não precisa ficar estressado em se lembrar de tudo mentalmente, pois já anotou e sabe que irá lembrar depois. Por exemplo, você deseja estudar agora, mas sabe que tem várias coisas por fazer, como a matricula na faculdade, comprar café porque acabou, estudar para uma prova da faculdade, comprar um livro etc. Ora, você pode fazer todas estas coisas depois, mas não consegue se concentrar nos estudos agora. Se não puder resolver no momento, anote numa lista e se comprometa a lembrar e fazer todas estas coisas depois de terminar de estudar.

  3. Tenha um Ritual Antes de Começar a Estudar


    A ideia aqui é criar um ambiente externo recorrente que crie o clima para os estudos. Preocupe-se em envolver sentidos diferentes, como tato, audição e olfato. Eu acordava de madrugada, sentia a brisa fria entrar pela janela, ouvia uma música e respirava fundo sentado à mesa. Você pode acender um incenso, ou borrifar um perfume. Alguns tomam banho pela manhã, outros prefrem beber café e partir direto para os estudos. Cada pessoa deve escolher seu ritual, pois cada um é mais suscetível a elementos diferentes do ambiente. Descubra como você funciona melhor. Depois do ritual, comece imediatamente a estudar.

  4. Dê Preferências aos Livros


    Acreditar que as apostilas gratuitas na internet vão resolver seu problema é dar um passo na direção errada. Você terá de investir dinheiro nesta empreitada (não confunda isso com ser enganado por materiais de baixa qualidade). Um erro comum dos concurseiros iniciantes é apostar nas apostilas que prometem milagres. O melhor investimento, no entanto, está nos livros de autores renomados. A leitura de livros costuma ser mais cansativa e exigir maior preparo e dedicação do estudante. Por outro lado, ela é mais completa e eficiente quando o leitor consegue ler, entender e revisar adequadamente.

  5. Cuide da sua Saúde


    Para que seu corpo possa atingir seu verdadeiro potencial, ele precisa estar funcionando bem. Por isso, é muito importante que você lembre de alimentar-se adequadamente, praticar exercícios samanalmente e dormir o suficiente para que consiga aprender tudo o que estuda. A quantidade certa de horas para dormir ou exercitar-se depende de cada um. Tente encontrar o seu ponto de equilíbrio e parta daí.


Créditos da Imagem: By Rennett Stowe from USA (Tapping a PencilUploaded by Atmoz) [CC-BY-2.0], via Wikimedia Commons